CRONOGRAMA CAPILAR
- Larissa B. Martins
- 30 de set. de 2016
- 2 min de leitura
Boa tarde, meninas!
Hoje vim mostrar o cronograma capilar para os cuidados que faço no meu cabelo e propor um cronograma que o estado do seu cabelo exige, bem como, citar alguns produtos que uso e que fazem toda a diferença na hidratação, nutrição e reconstrução dos fios. E dentre os produtos, os naturais que tem o seu lugar e fazer toda a diferença. Além disso, aqui nesta matéria, você saberá o que é o cronograma capilar, quais os benefícios ele oferece.
Muitas vezes sujeitamos os cabelos a processos químicos e mecânicos para garantirmos uma melhor apresentação das madeixas, ou até mesmo, por querer mudar um pouco o visual, tal como pela própria agressão ambiental pela qual estão expostos. No entanto, é necessário oferecer força, nutrição e hidratação para os fios, caso contrário, o efeito terá um feedback negativo no decorrer do tempo.
O cronograma capilar é uma agenda capilar que tem como objetivo repor a massa e todos os nutrientes perdidos após processos químicos, mecânicos (Ex: chapinha, secador, babyllis), ou até mesmo por fatores ambientais (Ex: exposição ao sol, uso contínuo e frequente de água quente, água com cloro, poluição), melhorando a estrutura do fio. Sobretudo é importante antes de montar o seu cronograma capilar, avaliar as condições do seu capelo, para identificar qual etapa do cronograma o seu cabelo mais necessita bem como, saber qual o tipo do seu cabelo (seco, misto, oleoso), considerando que as etapas devem ser realizadas em dias alternados com um prazo mínimo de 48 horas entre um processo e outro.
Geralmente, a hidratação, nutrição e reconstrução devem seguir está ordem na semana, e neste caso para cabelo muito danificados, que é a que estou usando atualmente devido aos processos químicos feitos recentemente.
Abaixo segue a tabela com o cronograma capilar para diferentes estágios capilares (muito danificado, danificado, saudável) e diferentes tipos de cabelo.


Na hidratação os produtos ou ingredientes utilizados são derivados de vitaminas, frutas e ervas (Ex: a glicerina, os extratos de plantas (como: babosa, aloe vera, etc), bepantol, mel, açúcar, etc). Considerando o tipo de cabelo, se for oleoso, vai precisar mais de hidratações em vez de nutrições, pois a nutrição é derivada de óleos, manteigas e ceras vegetais (Ex: óleo de coco, óleo de oliva, argan, manteiga de karitê, ceramidas, etc), contudo, o cabelo teria uma sobrecarga excessiva de óleo, caso essa esta fosse utilizada com maior frequência para cabelos oleosos. Enquanto isso, os cabelos secos necessitam dos dois processos, pois o mesmo é carente das duas fases e, por isso, devem ser feitos na ordem nutrição – hidratação de forma equilibrada.
A reconstrução é uma etapa particular, sendo que, deve ser considerada também relevante, mas com uma regularidade menor em relação as outras, isso para cabelos saudáveis e pouco danificados, pois pode pesar e tornar o cabelo extremamente quebradiço provocado pelo excesso de queratina. Enquanto que, para cabelos muito danificados deve-se realizar está etapa de 15 em 15 dias para repor a massa e a queratina dos fios, perdidas.
Comments